top of page

ANEEL aprova aumento de 13,53% na tarifa de energia da Celesc a partir de 22 de agosto

Florianópolis/SC

22 de agosto de 2025

Thayus Cesar | Redação AVP

Adobe Stock_468691875

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta terça-feira, 19 de agosto, a aprovação do reajuste anual da tarifa de energia elétrica para os consumidores da Celesc. A partir de 22 de agosto de 2025, o aumento médio será de 13,53% em toda a área de concessão. A empresa ressaltou que, sem a inclusão dos encargos setoriais, que não são controlados pela Celesc, o reajuste seria de apenas 5,67%.


Apesar da elevação, a tarifa residencial da Celesc permanece abaixo da média nacional e acompanha o ritmo da inflação. O valor acumulado nos últimos cinco anos também está inferior ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), que mede a variação de custos para o produtor, consumidor e construção civil.


O aumento nas tarifas varia conforme o tipo de consumidor. Para residências comuns, o reajuste é de 12,3%. Clientes de alta tensão (grandes indústrias) terão um aumento de 15,8%, enquanto os de baixa tensão (pequenos comércios e áreas rurais) serão afetados por uma alta de 12,41%.


A Celesc explicou que o principal fator do aumento são os encargos setoriais, que compõem a Parcela A da conta de luz e são definidos pelo Governo Federal. Esse montante é repassado obrigatoriamente aos consumidores e financia programas como a Tarifa Social, o Luz para Todos e incentivos para fontes de energia renovável. A Parcela B da fatura, que cobre os custos operacionais da Celesc, teve um impacto de apenas 1,04% no reajuste médio.


Segundo a empresa, o maior responsável pela elevação das tarifas em 2025 foi o aumento de 36% na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em comparação com o ano anterior. Adicionalmente, Medidas Provisórias recentes do Governo Federal também contribuíram para a alta.



Fonte: ANEEL e Celesc

Compartilhe essa notícia

Mais Notícias

Capivari de Baixo celebra a Semana da Pátria com solenidades e desfile cívico

Escola em Capivari passa a usar gás e biofertilizante de biodigestor

1º Fórum de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Palestra sobre a Ação Civil Pública do Carvão muda de local em Capivari de Baixo

Comentários
Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicionar avaliação
Compartilhe sua opiniãoSeja o primeiro a escrever um comentário.
bottom of page