Escola em Capivari passa a usar gás e biofertilizante de biodigestor
Capivari de Baixo/SC
29 de agosto de 2025
Thayus Cesar | Redação AVP

A Escola Municipal de Ensino Básico Santo André, em Capivari de Baixo, começou a utilizar o gás produzido por um biodigestor no preparo da merenda escolar. A novidade foi implementada na terça-feira (27), marcando o início de um projeto de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Consórcio Intermunicipal da Amurel (CIM-Amurel).
A escola Santo André foi a primeira de três unidades municipais a receber o equipamento. As outras duas, a EMEB Stanislau Gaidzinski Filho e a EMEB Vitório Marcon, ainda terão os biodigestores instalados.
O projeto tem como objetivo principal coletar os resíduos orgânicos do refeitório para produzir biogás, que é usado nos fogões da escola, e biofertilizante, que será reutilizado na horta escolar e distribuído à comunidade.
O biodigestor, que foi instalado em maio, precisa ser abastecido diariamente com resíduos orgânicos. A produção inicial é de 2 kg diários, mas o volume será aumentado gradualmente até atingir 10 kg, o que pode fornecer gás para o fogão por até 7 horas por dia. A horta da escola será implementada com apoio da iniciativa privada, e o biofertilizante excedente será doado à comunidade.
O prefeito Claudir Bitencourt, que acompanhou o início da operação, destacou a importância do projeto. “Os alunos vão poder aprender diversas matérias com os biodigestores, desde física, química, matemática, até, e acima de tudo, educação ambiental”, afirmou. O convênio que viabilizou os equipamentos conta com um investimento de R$ 150 mil.
Fonte: PMCB







